22/10/2014

Brasileiros gastam quase o mesmo que americanos em lojas online, diz pesquisa


O e-commerce cresceu tanto no Brasil que os consumidores do país já estão gastando, em média, quase o mesmo que os americanos em compras realizadas em lojas online. O Comitê de Plataformas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico fez um estudo que aponta que o brasileiro gasta perto de R$ 248, bem próximo à média de US$ 100 dos moradores dos Estados Unidos.

O valor representa o número de vendas online dividido pela quantidade de pedidos entregues, baseando-se em estatísticas de dez empresas que são responsáveis por cerca de 70% do mercado de comércio eletrônico nacional: Dotstore, e-smart, FastCommerce, FBITS, Infracommerce, Loja Integrada, MercadoShops, Nuvem Shop, Primordia, Tray e VTEX. Os números são de 2013.

Alexandre Soncini, coordenador do Comitê de Plataformas, explica que é importante definir este tipo de estatística para auxiliar os vendedores a planejarem seus negócios e também para traçar um perfil do consumidor nacional na Internet. Segundo ele, claro, os números variam muito de acordo com a área das lojas, mas já é possível se ter uma ótima ideia do comportamento geral.

“O tíquete médio americano tende a ser um número mais realista para as pequenas e médias empresas que estão começando no e-commerce. Naturalmente este número vai variar muito de segmento a segmento. Por essa razão, as plataformas se uniram para trazer conteúdo que ajude o comércio eletrônico a continuar crescendo”, afirmou o executivo.

Os americanos sempre foram conhecidos como um dos povos que mais utilizam a web para realizar compras. Por isso, o gasto médio do brasileiro ser praticamente igual aos custos que eles têm, em média, nas compras online, é um dado significativo. Mostra o quanto este tipo de comércio cresceu no país recentemente. E a tendência, pelo visto, é de seguir assim por um bom tempo.

Por: Aline Jesus
Fonte: Techtudo

Nenhum comentário: