03/05/2017

Os maiores erros dos empreendedores na hora de abrir um negócio online


A falta de planejamento e de conhecimento adequado representam a segunda maior causa de fracasso entre empresas do comércio eletrônico, motivando 27% dos fechamentos. Os dados são da Pesquisa Nacional do Varejo Eletrônico, realizada pelo Sebrae e pela E-commerce Brasil no meio do ano passado, com mais de 2.700 entrevistados.

Para não fazer parte dessa estatística, é preciso tomar alguns cuidados na hora de começar o negócio. Para o especialista em e-commerce e criador do Ecommerce na Prática.com, Bruno de Oliveira, o início é sempre mais difícil. “Uma vez na internet, não basta criar um site e colocar os produtos à venda. Antes de tudo, é preciso apostar no planejamento e estudar muito bem a concorrência”, explica.

Ele listou os maiores erros cometidos pelos empreendedores, confira:

1. Não entender seu nicho de mercado: para obter sucesso, é necessário focar em um setor e resolver os problemas desse segmento. “Analise o mercado e veja o que ele oferece e o que ainda não oferece, para ver onde você pode se destacar. Navegar muito na internet e ouvir as opiniões e queixas dos clientes desse setor são meios que ajudam a acertar”, diz ele.

“Há formas de facilitar a tarefa de escolher sua área de atuação, que nem sempre é tão fácil. Abrir um e-commerce ligado a um hobby pessoal ou a algo que já tenha feito no passado pode ser uma boa dica para essa questão. Mas, é claro, somente se identificar com uma determinada área não basta para ter sucesso, é preciso se preparar, se profissionalizar”, explica.

2. Tratar o negócio como uma “lojinha de internet”: Oliveira explica que é preciso ser pró-ativo, “se mexer, criar campanhas, atrair clientes”. “Todos os dias é necessário dar alguns passos que aproximem o seu negócio de uma melhor rentabilidade. De uma coisa você pode ter certeza: a inércia não levará a lugar algum”, avalia o especialista.

Segundo ele, não basta ter um bom planejamento, é imprescindível também executar aquilo que foi planejado. “Costumo comparar um novo e-commerce a uma “lojinha” no fundo de uma galeria velha de bairro. Ninguém vai entrar se não houver um bom incentivo para isso. É preciso chamar a atenção do consumidor, cativar, criar relacionamento”, afirma.

3. Focar somente em produtos: O ideal é que o empreendedor não pense que está vendendo “apenas” um produto, e sim uma solução para o problema de seu potencial cliente. “Você deve trabalhar qualquer coisa que queira vender como uma ideia, e não como um simples “pedaço” de pano ou de ferro”, explica.

Para ele, o melhor a se fazer é trabalhar estratégias, criar conteúdo e engajar o seu público. “Saia da zona de conforto e vá em busca do seu consumidor. Ofereça tanto valor que ele se verá obrigado a comprar de você. É assim que as vendas acontecem”, diz. Não adianta focar no produto e ficar naquela velha guerra de "preço X preço". “É preciso vender sem se preocupar em excesso com a concorrência", afirma.

4. Divulgação equivocada: A regra de ouro aqui é que quanto maior o número de pessoas visitando sua loja virtual, mais ela venderá. E a forma mais eficiente de divulgar um e-commerce, obviamente, é investindo em marketing. E isso não vai, necessariamente, custar uma fortuna.

“Muitos empreendedores iniciantes simplesmente torram dinheiro, geralmente por desinformação e falha no planejamento", diz. Segundo ele, esse é o erro primordial que faz com que mais e mais anúncios atraiam cliques “curiosos”, que não geram resultado e desestabilizam o princípio fundamental do marketing bem feito, que diz que o retorno deve sempre ser maior que o investimento.

5. Descrições falhas em produtos: “Vender no varejo é sinônimo de enfrentar, dia após dia, fortes concorrentes que muitas vezes têm o mesmo preço que o seu”, explica Oliveira. “Mas uma forma bastante simples de fugir da ‘guerra’ de preços é apostar em descrições mais elaboradas e sofisticadas”, diz.

Ele cita como exemplo três sites que têm as mesmas imagens, preços e descrições de produtos. No quarto site, porém, o cliente se depara com um preço parecido, mas com uma descrição totalmente diferenciada. “Há todos os detalhes sobre o produto, exemplos do que ele é capaz de fazer, fotos de vários ângulos e dicas de usabilidade. Quem escreveu aquilo certamente entende muito do assunto e é apaixonado pelo que vende. Agora, eu pergunto: de quem você acha que o cliente vai comprar?”, questiona.

6. “Imitar” os grandes: Os grandes “players” do mercado contam com grandes investimentos, executivos de alto escalão e milhares de funcionários. “Isso não tem nada a ver com o seu e-commerce, que pode estar funcionando até de dentro da sua própria casa. Inspire-se neles, mas não queira ser como eles. Pelo menos não no começo”, comenta Oliveira.

Para o especialista, quando se dispõe de recursos limitados e de um nome desconhecido no mercado, é preciso crescer aos poucos e de maneira sustentável. "Forneça um atendimento fantástico, entenda tudo sobre seus produtos e esteja disposto a esclarecer todas as dúvidas. É assim que seu nome, sua reputação e sua credibilidade irão começar a se destacar", sugere.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: