30/08/2011

Wacom Inkling, uma caneta que converte seus desenhos em bitmaps e arquivos vetoriais

A Wacom apresenta uma alternativa muito interessante para os amantes do desenho real e digital. O Wacom Inkling é uma caneta que conta com um dispositivo detector, que converte o seu desenho em formato digital, com recursos muito interessantes.

Wacom Inkling (Foto: Divulgação)

A caneta tem um conceito parecido com o Livescribe, que já está presente no mercado brasileiro. Com a Inkling, você pode digitalizar tudo o que você desenhar em um papel comum, enviando o resultado do desenho para o seu computador. A diferença entre o modelo da Wacom para os outros é que ele promete fazer isso com uma precisão maior, e com grande riqueza de detalhes (você poderá conferir e tirar as suas próprias conclusões no vídeo anexado abaixo).

Supondo que o Inkling funcione tão bem quanto parece, podemos destacar algumas de suas características. A primeira delas é que a caneta é sensível à pressão (com 1024 níveis), para que as linhas exibidas no seu computador tenham o mesmo peso e expressividade que você aplicou no papel.

A segunda observação é que ela pode dividir os traços em camadas. Basta você apertar um botão na caneta, que ela adiciona uma nova camada de relevo, que se reflete no modelo digital. Por fim, você pode importar o seu desenho para o Adobe Illustrator, como se fosse um desenho vetorial. Ou seja, você pode ajustar os traços individuais do seu desenho, para que ele fique do jeito que você quer, além de poder ajustá-lo em escalas maiores (como, por exemplo, para imprimir um cartaz ou outdoor), sem perder a qualidade da imagem.

Os arquivos gerados pela Wacom Inkling podem ser abertos em softwares diversos, como Photoshop, Autodesk Sketchbook ou Sketchbook Designer, tanto no Mac como no PC. Seu preço, no exterior, é US$ 200. Abaixo, o vídeo promocional do produto:


Por: Eduardo Moreira
Fonte: TechTudo

Nenhum comentário: